Na semana passada, fui a uma palestra de Coaching Integral Sistêmico na academia de pilates que minha mãe frequenta, a Studio Movimente. Foi tão bacana que, logo nos primeiros minutos, decidi que iria cobri-la para o blog.
Para quem não sabe, o coaching é um processo de investigação e reflexão, é um método de incentivo pessoal que visa auxiliar as pessoas a eliminar todo e qualquer bloqueio, nos diversos pilares da vida, e conseguir atingir suas metas, potencializando o que cada um tem de melhor - seja no ambiente familiar, no trabalho, nos relacionamentos, na parte espiritual e até na saúde. É claro que, muitas vezes, o que nos impede de alcançar uma meta são condições financeiras, mas, também, somos traídos por nós mesmos e sempre deixamos nossos sonhos para de lado; aliás, na maioria das vezes as pessoas, hoje em dia, nem se lembram de sonhar, certo?! Eu me questiono sobre o que move a vida delas, já que a minha é movida por cada um dos meus (malucos) sonhos.
O palestrante foi o Diego Nolasco, marido de uma das donas da academia, que também tem o seu escritório lá; desde o início, deu pra notar o quanto o método fez diferença na vida dele, a começar pela saúde: em três meses, ele emagreceu 15 quilos. Não, definitivamente não estou aqui fazendo propaganda de nenhuma dieta, até porque esse não foi o método que ele usou.
Na verdade, o primeiro passo que ele deu foi na mudança da mente. Além da saúde, ele fez questão de nos contar o quão melhor sua relação conjugal está agora. Aliás, esse foi um dos sentimentos que ele comentou na palestra e que eu senti muitas vezes: com a correria do dia a dia, temos para nós que tudo está "nos conformes", como deveria ser, mas se paramos um minuto e prestamos atenção, como ele nos pediu para fazer lá, de fato, há muito que melhorar em nossas vidas, começando pelo "bom dia" que a gente não dá para quem passa ao nosso lado e o carinho que nos esquecemos de retribuir aos nossos pais.
![]() |
| Eu e o Diego Nolasco, após o Coaching |
O coaching é considerado um método sistêmico, pois ele engloba todos os sistemas do nosso corpo, indo desde o nervoso até o reprodutor. Manter um equilíbrio entre todos esses sistemas é um dos passos iniciais para a mudança da vida, principalmente o equilíbrio entre a mente e o corpo. E falando em mente, algo que foi muito falado pelo Diego foi a importância de equilibrar o nosso lado racional, representado pelo lado esquerdo do cérebro, com o nosso lado emocional, representado pelo lado direito do cérebro. Já repararam que algumas pessoas agem pela emoção, como um impulso, enquanto outras sempre preferem ser racionais?! É tudo culpa do nosso cérebro, gente rs... Manter o equilíbrio entre os dois lados é o primeiro passo a ser dado no coaching e, para continuar, basta buscar um profissional que te auxilie.
Sabe aquele "puxaozão" de orelha que todos nós precisamos sempre às vezes? A palestra funcionou exatamente dessa forma pra mim. Nossa vida é um presente que nos foi dado e, seja lá qual for a sua crença, o que ou quem te trouxe até aqui gostaria que você a vivesse intensamente, cada dia que lhe é dado quando você acorda e inicia uma nova jornada. Não desperdice isso!







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!