Olá a todos que acompanham o Blog da Bru,
Meu nome é Fábio Gomes e sou o pai da Bruna.
Quando vi que ela incluiu no Blog uma seção de Gastronomia, tive vontade de colaborar de alguma forma. Como gosto de gastronomia, mas não sou um cozinheiro de “forno e fogão”, como a Cath Trevisan, quis escrever sobre uma das minhas paixões, que são os restaurantes.
Desde criança frequento restaurantes, e o grande responsável por isso é o meu pai, o Newton Gomes, consequentemente avô da Bruna. Com ele e com toda a minha família, sempre fomos aos mais diversos restaurantes de Sorocaba e esse hábito também foi seguido por mim e pela Alessandra Gomes, minha mulher e consequente.... aha, vocês sabem.
Ao contrário do que acontece hoje em dia, a gastronomia sorocabana sempre foi muito limitada. Tanto que, muitas vezes, íamos a São Paulo expandir nossos horizontes. Sou da época que Sorocaba tinha um ou dois restaurantes de cozinha internacional, como falam. Lembro-me da saudosa cantina Sole di Napoli, no centro de Sorocaba, e o Macchiaroli, que depois virou o Daniel, que também já fechou. Os demais eram as nossas conhecidas churrascarias e pizzarias, com alguns restaurantes típicos, como o Bier Fass, alemão perto do Viaduto Jânio Quadros.
Hoje tudo é muito diferente.
Atualmente, Sorocaba conta com uma variedade muito grande de restaurantes. Começando pelas pizzarias, temos as já tradicionais Aspásia, Buon Gustaio e Martinez, mas também temos uma mais sofisticada, como o Moinho Velho, que não é só pizzaria, mas também tem uma cozinha variada.
No quesito carnes, além das tradicionais churrascarias rodízio, como a mais famosa delas, o OK, e uma tradicionalíssima e do bairro onde cresci, o Laçador, hoje existem casas especializadas, como a Costela & CIA e a Kostela do Japonês, que nem preciso falar qual a especialidade deles. Também há o Bar do Argentino, que, apesar do nome, considero um restaurante. Além do La Martina, no Campolim, que tem um ambiente mais sofisticado e preços um pouco mais altos, mas melhorou muito em qualidade e hoje vale o investimento.
Na área dos restaurantes de cozinhas de outros países, há um capítulo especial para os japas. O maior e mais conhecido é o Yoshi’s, que nasceu de uma casa no Jardim América e agora tem dois restaurantes e está partindo para o terceiro, no Shopping Iguatemi. Também tem o mais antigo de Sorocaba, que é o Kyodai, além de alguns outros, como o Nanten e o Nakoo. Este último eu ainda não provei. Ah, também tem o Tomo, que fica bem em frente à pista de caminhada do Campolim, junto com o ILife. Este tem como especialidade os temakis, mas também serve pratos japoneses interessantes.
Os alemães estão representados pelo Bar do Alemão, que sempre foi uma ótima pedida, até no delivery. Também tem o Juca Alemão, no Shopping Esplanada, que é mais simples, mas sempre eficiente, além de ter um ótimo preço.
Os italianos, temos o La Pasta Gialla, franquia do restauranteur Sérgio Arno, que recentemente trocou de donos, mas visitei recentemente e, pelo que comemos, a qualidade foi mantida. Além disso, há a Cantina Tutto Bene. Esta eu não vou há muito tempo, mas ela tem muitos fãs.
Para quem acha que restaurante não é coisa pra jovens, o que tenho certeza que a Bruna não concorda, há várias opções de lanchonetes e restaurantes. Hoje, vejo que o principal é o Applebee’s, rede mundial que compete com o Outback, que também está montando uma casa no novo Shopping Iguatemi. Também tem o Columbia, que serve ótimos lanches e uma das onion rings mais gostosas que já comi. Não posso me esquecer do Ledz. Este alterou recentemente o seu cardápio e eu e a Alessandra gostamos muito dos lanches.
Até um restaurante português tem na cidade. É o Don Afonso. Já estivemos várias vezes neste restaurante e sempre comemos muito bem. É importante destacar que ele é caro para padrões sorocabanos, mas vale a pena. Só acho que, pelo preço, o serviço deixa um pouco a desejar, mas não chega a estragar a visita.
Por fim temos os restaurantes de cozinha variada, que, na minha visão, são os melhores de Sorocaba. O Vila Florinda é o mais antigo e um dos melhores. Tem um cardápio variado, festivais que servem pratos da estação, além de servir pizzas também. Só tome cuidado com os preços. No final a conta pode ser salgada.
Já o melhor restaurante de Sorocaba atualmente, em minha opinião, é o La Doc. Aberto recentemente, ele trouxe à cidade um refinamento aliado a uma boa comida, além de um serviço muito bom. Os preços podem ser altos também, mas há várias opções, incluindo as massas e a sua especialidade, o nhoque (acho que eles não escrevem assim no cardápio, mas que é nhoque é!).
Bom, como todos podem ver, Sorocaba tem muitas opções. Preparem o apetite, os bolsos também, e uma ótima diversão.
Um abraço!
Fábio
Hummmm fiquei com fome!
ResponderExcluirObrigada pelas deliciosas dicas.
bjs milena
Uau ótimas dicas!!!
ResponderExcluirQuando vou p/ Sorocaba sempre almoço no Kostela do Japonês.
No momento é o único que conheço. Faz anos que estou fora de Sorocaba e não sei mais o que é bom. Valeu!!!
Excelente artigo. Só faltaram alguns, como o Picanha da Vila, o Mandala e a Costela do Igor, etc.
ResponderExcluirBruna e Pai da Bruna,
ResponderExcluirFalando dos restaurantes japoneses,tem um que não sei se vocês foram ainda,chama-se Izumi.
O rodízio deles é excelente,me arrisco a dizer que ele é melhor que o Yoshi's,é pertinho de onde eu moro(1 quarteirão de casa!haha),por isso vou sempre lá com a minha família,SUPER RECOMENDO!fica perto do colégio Salesiano:
R. Prof. Benedito Gonçalves Campos, 31 - Vila Independência Sorocaba, 18040-305