Receita de torta de palmito, por Cath Trevisan

21 julho 2013

Fazer torta é um evento. Além de ser um pouco trabalhosa, todo mundo quer participar. Nas primeiras vezes é um pouco difícil, mas com o passar do tempo vamos pegando a prática. A receita da massa peguei no meu livro amado “Panelinha, receitas que funcionam”, da Rita Lobo. Ela serve tanto para torta salgada quanto para torta doce, basta trocar o sal pelo açúcar. O recheio que escolhi para essa torta é o de palmito. Meu sabor predileto.

Recheio de palmito:

Ingredientes:

-1 vidro de palmito comum
-1 cebola
-2 dentes de alho
-50g de azeitona 
-250g de catupiry
-Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

1) Numa tábua, descasque e pique bem fino a cebola e o alho.
2) Pique o palmito e as azeitonas.
3) Numa panela, leve a manteiga em fogo médio. 
4) Quando derreter, junte a cebola e refogue, mexendo sempre, até que comece a dourar. 
5) Junte o alho, o palmito, a azeitona e o catupiry. Deixe cozinhar por 2 minutos. 
6) Eu gosto de colocar uma pitada de açafrão para dar uma “corzinha”. 
7) Desligue o fogo e reserve.

Para a massa:

Ingredientes:

-4 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1 colher (chá) de sal
-1 colher (chá) de fermento em pó
-200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
-1 lata de creme de leite com soro
-1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo:




-Preaqueça o forno a 180°C. Uma dica é deixar o creme de leite na geladeira. Na emergência, deixe no congelador por alguns minutos.

-Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando até formar uma farofa grossa. Procure não demorar, nem trabalhar demais a manteiga, para ela não derreter. Quanto mais pedaços espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e misture com as mãos até formar uma bolota.

-Transfira a massa para uma superfície lisa com farinha. Lembre que quanto menos você mexer, melhor. Divida a massa em 3 partes. Reserve uma para fechar a torta.

-Forme uma bola com 2/3 da massa. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral de uma fôrma de torta de 24 cm de diâmetro.

-Transfira a massa para a fôrma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo de macarrão e desenrolar sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da fôrma e retire as sobras.

-Com um garfo, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a fôrma com papel-manteiga e preencha todo o fundo com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões.

-Coloquei o recheio de palmito na fôrma. Atenção! Se for usar o queijo, polvilhe o fundo, cubra com o recheio de palmito, antes de fechar a torta, polvilhe com o restante.

-Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Bem no centro da torta, com a ponta de uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Pode ser apenas um furo.

-Pincele a massa com uma gema batida junto com 1 colher (sopa) de água. Se quiser fazer os filetes para decorar a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra novamente a massa. Corte em filetes. Pincele coma gema novamente. Leve ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até dourar.



Ela dá um pouco de trabalho, mas fica dos Deuses. Se for um daqueles dias em que não tem muito tempo, compre uma massa folhada no supermercado que também fica gostosa. Só não tanto quanto essa!

O que acharam?? Faça um evento na sua casa também!!!

Beijinhos,
Cath Trevisan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!