Era uma vez um Kobo Touch

08 outubro 2015
Oi, gente!
Quis escrever esse post pra dividir com vocês um pouco do que estou passando com o serviço dos Correios e do site Enjoei.com. Bom... Tudo começou quando recebi o Kobo Touch da Livraria Cultura, depois de muito perrengue pra conseguir trocar o meu que tinha parado de funcionar. Resolvi colocá-lo à venda no site Enjoei.com, porque já tinha comprado o Kindle da Amazon e não ia precisar mais do Kobo. Pois bem... Coloquei o produto no site e na semana do dia 4 de setembro vendi o produto para uma menina de Salvador. Ela pagou a entrega via PAC e eu coloquei nos Correios no dia 4, uma sexta-feira. Vendi por um valor de R$200. Como o site Enjoei cobra 20% de taxa, eu devia receber R$160 assim que a venda e entrega estivessem concluídas. Mas paguei um seguro de R$2 para o caso do produto ser extraviado. 
Assim que enviei o produto, ficamos sabendo que os Correios tinham entrado em greve, mas continuamos acompanhando o envio pelo número de rastreio. Até que alguns dias atrás, após algumas atualizações do rastreio que o produto estaria a caminho de Salvador, o status foi atualizado e ficamos sabendo que o produto foi perdido no fluxo postal. BOM... Até aí, já haviam sido trocados mais de 40 emails com a compradora, mais de 10 com o site Enjoei e MUITAS ligações para a Central de Ajuda dos Correios. 
Esse serviço que eles disponibilizam é muito ruim. Eu cheguei a ficar 17 minutos na espera e a ligação caía, sem conseguir ser atendida. Quando fui atendida, eles registraram a reclamação e me disseram que iriam me responder em um prazo de três ou cinco dias, não me lembro exatamente. Mas até agora, NADA aconteceu. O rastreio nunca mais foi atualizado, ninguém me ligou ou mandou email e o produto ainda não chegou para o destino. 
A compradora perdeu aproximadamente R$200 que já saíram da conta dela no momento da compra, eu perdi o aparelho que vendi e não recebo o dinheiro enquanto ela não confirmar o recebimento no site e nós duas podemos nos considerar, literalmente, roubadas! São exatamente 1 mês e 4 dias desde que deixei a encomenda nos correios daqui de Sorocaba e nada aconteceu. 
O site enjoei.com somente diz que eles irão me reembolsar quando os correios derem um parecer de que o produto foi realmente extraviado. OU SEJA, enquanto essa empresa ridícula que supostamente deveria entregar as encomendas não fizer nada, eu não tenho ao menos meu dinheiro de volta. O que me revolta, embora eu saiba que existem regras, é que o Enjoei está vendo que os correios estão nos ignorando, e não tem nenhuma regra ou ação para esse tipo de situação! Será que eles acham que a compradora ainda vai receber o produto? Não é possível! 
Fiz a reclamação contra as duas empresas no site Reclame Aqui. Para os Correios, por terem sumido com meu aparelho e para o enjoei.com por não poder me ajudar em NADA, além de lavar as mãos e dizer que enquanto os Correios não fizerem nada, eles também não podem e não vão fazer. Mas, claro, que não adiantou nada! Os Correios tem 0% de resposta de reclamações no site e o Enjoei.com respondeu a mesma coisa: não podemos fazer nada antes de uma resposta da outra empresa.
É realmente um roubo em vários sentidos, porque eles (o serviço de entrega) nem sabem dizer onde se encontra o produto que deveria ser localizado por seu código de rastreio! Claro que a esperança é a última que morre e eu tenho MUITA fé que ela ainda vá receber o aparelho na casa dela. Mas depois de tanto tempo tendo que correr atrás disso já não acredito mais nessa possibilidade.
Como devemos fazer para conseguir nossos direitos e por que é tudo tão complicado de se resolver no Brasil? Algumas empresas não ligam para o consumidor e não se esforçam para ajudar a resolver os problemas que podem acontecer e isso me deixa muito irritada!

Então algumas coisas que podemos fazer para evitar que problemas como esse aconteçam:
1) escolher bem os sites em que vamos vender e comprar produtos;
2) tentar SEMPRE enviá-los ou requisitá-los via SEDEX;
3) ponderar se vale mesmo a pena comprar pela internet, mesmo que o preço esteja muito bom;
4) guardar todos os recibos e notas fiscais, além de dar print em tudo o que for útil para um possível processo contra a empresa;
5) saber, antes de finalizar venda e compra, sobre as empresas que serão envolvidas. Procurar no Reclame Aqui sobre possíveis reclamações, dar um google com palavras-chave a fim de encontrar reclamações e problemas que possam ter acontecido e como esses problemas foram resolvidos.

Bom, é isso...
Espero que reflitam e se souberem de algo mais que posso fazer para tentar solucionar o problema, comentem, por favor!
Um beijo,
Bruna Gomes

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