Conheça o programa de intercâmbio da Disney - por Júlia Groppo

23 agosto 2015



E se você pudesse trabalhar no lugar mais mágico do mundo e ainda ter o chefe mais bacana também? Já pensou em dar uma pausa rápida nos estudos e partir para uma aventura inesquecível? O Walt Disney World International College Program é um programa de intercâmbio oferecido pela Disney que contrata jovens brasileiros – e de outras nacionalidades também – para trabalhar temporariamente nos parques e hotéis do complexo. Com duração de oito a dez semanas, tem início sempre em novembro e vai até fevereiro do próximo ano. 
No Brasil, o processo de seleção – que por sinal, é bem concorrido – é feito pela STB, agência que representa o programa aqui. Para participar é simples, as inscrições abrem, geralmente, todo mês de maio; porém, os pré-requisitos são vários e você precisa estar com o inglês na ponta da língua, viu! Algumas palestras de apresentação e até algumas das entrevistas com a própria equipe da Disney são feitas na língua e você será avaliado por isso. Além disso, é preciso estar matriculado em um curso superior reconhecido pelo MEC e estar cursando entre o segundo e penúltimo período.
O ICP é ótimo pra você que, assim como eu, é apaixonado pela Disney e pela sua gestão de funcionários e tem interesse numa experiência diferente e, ao mesmo tempo, divertida. Vale lembrar que você está indo para trabalhar, então é necessário ter responsabilidade com o cargo que será escolhido, além de obedecer aos horários. Outra dica é começar a guardar dinheiro desde JÁ, pois algumas despesas são por conta própria, como passagem e seguro de vida.
Trabalhar na Disney, receber por isso, aproveitar para colocar em prática uma língua diferente – e necessária, como o inglês – além de ter contato com pessoas de diversas nacionalidades... Ai, ai! Quer coisa melhor que isso? Você também terá benefícios por ser um Cast member, como entrada grátis para todos os parques, além de descontos especiais em compras. 
Pensando nisso, convidei a blogueira paulistana Thayná Almeida, de 19 anos, para conversar com a gente. Ela fez parte do último programa, do final de 2014 para início de 2015 e compartilhou com a gente um pouco do que ela viveu e, principalmente, SENTIU:



Thayná, como você conheceu o ICP?
Eu conheci o ICP através da minha irmã. Ela trabalhou duas vezes lá e, na segunda vez, também fui para visitar e foi inacreditável. 

Quando você decidiu que queria tentar? Foi um processo difícil?
Eu decidi quando eu estava numa péssima época para viajar e meu pai me deu de presente de 16 anos essa viagem. Resumindo um pouco, eu não estava conseguindo ficar em lugar fechado e só pensava em como eu iria aguentar dentro do avião. Depois que eu consegui e pisei naquele aeroporto, senti uma paz!! Meu primeiro parque foi o Magic Kingdom, destino ou não, meu primeiro brinquedo foi um no qual eu viria trabalhar 3 anos depois: Peoplemover. Eu saí daquele primeiro dia com uma promessa: eu iria voltar e retribuir tudo o que a Disney fez por mim.

De que forma você acha que ele pode contribuir para os jovens?
Podem tirar tudo da gente, menos a experiência. Você amadurece, querendo ou não. Você passa a ter outra visão do mundo e uma nova direção. Você conhece gente do mundo inteiro e percebe que, citando uma frase que amo, "há um mundo inteiro lá fora esperando para ser explorado". O programa te tira da sua zona de conforto e te desafia a realmente viver a vida!!!

Pensando em você: qual foi o momento mais inesquecível dessa experiência? O que ela mudou na sua vida?
Tem várias!!! rs Mas posso citar duas? A minha road trip de mais de 10h para New Orleans com os meus melhores amigos e o último Wishes que assistimos todos juntos. No meio da viagem, fizemos uma road trip do tipo "só vamos" e passamos quatro dias em New Orleans. Passamos por Alabama e Mississippi, foi cena de filme americano rs. E teve também o último Wishes... O programa não é fácil e sim, você vai rir, chorar, querer ir embora, querer ficar, pensar o que você está fazendo ali e agradecer por tudo que você está passando, bom ou ruim. Nesse último wishes, passa aquele filme pela cabeça de tudo que você enfrentou pra chegar até ali e o melhor: você SE enfrentou. É um sentimento de missão cumprida ter feito parte da magia!


Para aqueles que querem tentar, qual dica você daria?
Mesmo sendo clichê, lá vai: não desista. É um processo demorado, mas ele, por si só, já vale a pena. O não você já tem, principalmente daqueles que dizem que é impossível, então corra atrás do sim. Tem que sair da zona de conforto e arriscar. Você já tem que se enfrentar desde o momento em que decide participar do processo seletivo. Não se esqueça: faith, trust & pixie dust. 


Incrível, né gente? Meu coração acelera só de ouvir falar nesse lugar e nessa experiência tão bacana que a Disney oferece aos estudantes. Gostaria de agradecer a Thayná por ter divido conosco esses meses tão especiais. Além disso, ela tem um blog muito bacana, onde conta muito mais dessa experiência e de outras viagens. Vou deixar AQUI também pra vocês um link com todos os pré-requisitos básicos que você precisa para garantir sua vaga nesse processo seletivo que, lembrando, é bem concorrido, além de toda a documentação, gastos pessoais, informações sobre salários, dicas e depoimentos de pessoas que já tiveram a oportunidade de vivenciar tudo isso! Não perca tempo: vá atrás das documentações, capriche no inglês, junte uma graninha e nunca se esqueça: ''SE VOCÊ PODE SONHAR, VOCÊ PODE REALIZAR'' - Walt Disney.


Beijos, beijos
Ju

2 comentários:

  1. Um livro que vocês vão adorar ler: Nos Bastidores da Disney - Tom Connellan
    Foi leitura obrigatória na minha faculdade de Hotelaria e se tornou um dos melhores livros que já li.
    Sobre a arte das empresas sempre surpreenderem seus clientes. <3

    ResponderExcluir
  2. Yaaaaaayyy, dica anotada, Nat! :) to louca atrás de livros sobre a disney.

    Obrigada!

    Ju <3

    ResponderExcluir

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!