Receita de Risoto de cogumelos

02 outubro 2015
Oi, gente!
Demorei um pouco, mas antes tarde do que nunca, né? Essa receita ficou super boa e eu pretendo fazê-la mais vezes aqui em casa! Fica ótima para os dias mais frios e melhor ainda se acompanhada com vinho tinto. As quantidades que vou passar nesse post são para uma pessoa. Rende mais ou menos um prato e meio! Então se quiser servir um número maior de pessoas é só dobrar ou triplicar as quantidades, ok? Vamos lá?


Ingredientes:

-1 xícara de shimeji preto;
-1 xícara de shitake fatiado em tirinhas;
-1/2 cebola bem picada;
-1 tablete de caldo de carne;
-100g de arroz arbório;
-75 ml de vinho branco seco;
-duas colheres de manteiga com sal (uso Aviação);
-queijo parmesão ralado (a gosto);
-1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem;
-1 'leiteira' de água;

Modo de preparo:

1) Encha uma leiteira (como essa da foto, por exemplo) com água e deixe ferver. Quando estiver fervendo, acrescente o tablete de caldo de carne e o dissolva. Pode desligar o fogo até a etapa em que você vai usá-lo. Próximo de usar esse caldo, é só ligar o fogo baixo.



2) Em uma panela, acrescente a manteiga e uma colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem. Assim que estiver bem quente, acrescente a cebola picadinha, espere ela ficar translúcida e começar a dourar. Sempre dando uma mexidinha.


3) Adicione o arroz à cebola e deixe refogar. Em seguida, acrescente os cogumelos e deixe refogar mais um pouco. (Já ligue o fogo baixo do caldo de carne!)

4) Acrescente o vinho branco e mexa para que o álcool evapore. 

5) Comece a acrescentar as conchas de água+caldo de carne. Uma de cada vez, mexendo sempre, até que a água comece a secar. Então é a hora de colocar mais uma concha e repetir o processo.



6) Neste processo, prove de vez em quando. O arroz deve estar 'al dente' (nem tão mole e nem tão duro). Se achar que o arroz está bom e sem muito caldo (o ponto certo é deixar o risoto cremoso), desligue o fogo, acrescente a outra colher de manteiga e finalize com o parmesão ralado (a gosto), mexendo até que ele derreta e incorpore no risoto.


Eu servi o risoto num prato fundo, acompanhado de uma posta de salmão assada no forno (na churrasqueira fica perfeito também!). Até queria passar a receita aqui, mas ainda não acertei os temperos que gostaria. Então fica para um próximo post! Ficou alguma dúvida? Comentem se precisarem de alguma ajuda! <3
Um beijo, 
Bru Gomes

2 comentários:

  1. Perfeito, é assim mesmo que faz um risotto. Quero morrer quando alguém faz arroz de forno achando que vira risoto. Hahahaha

    ResponderExcluir

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!