Minha experiência num brechó literário - por Júlia Groppo

16 setembro 2015
Foto: Bruno Fini
Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? A minha aconteceu no último sábado, quando decidi visitar um brechó literário que uma instituição muito bacana da minha cidade estava realizando. Para quem não sabe, sou piracicabana, e aqui existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização sem fins lucrativos, fundada em São Paulo em 1962, com centrais por todo o Brasil (uma delas em Piracicaba). Eles realizam trabalho voluntário para atender pessoas e ajudá-las nas mais diversas situações que tanto nos afligem em nossas vidas: medos, solidão, angústias, depressão, etc. É muito bom ter aquele amigo que sempre te ouve, não é?! Mas nem todas as pessoas tem esse privilégio e é por isso que o CVV existe, para dar voz àqueles que tanto precisam ser ouvidos. 
Mensalmente, a central do CCV aqui em Piracicaba realiza brechós literários para arrecadar fundos. No último sábado, pude acompanhar de pertinho uma das edições e fiquei encantada ao entrar nessa salinha da foto e ver tantos livros me esperando <3 Eu e meu namorado passamos um bom tempo lá dentro fuçando cada cantinho, em busca daqueles que pudessem nos enriquecer de alguma forma. Ele focou nos que abordavam temas de negócios, gestão de empresas e clientes e também em livros sobre marketing. Sim, gente, meu namorado é nerd rs, faz engenharia química e sonha em ter seu próprio negócio (e se empenha nisso desde sempre). Já eu, como futura jornalista que sou, fiquei vidrada nos de crônicas, nos romances adolescentes e nas revistas, que estavam com preços ótimos.
Foi uma experiência muito gostosa olhar todos aqueles livros e imaginar a quantidade de pessoas a quem eles pertenceram; quantas histórias eles carregam em cada uma de suas páginas; quantos segredos escondidos por ali. Como já disse no último texto em que postei aqui no blog, um livro carrega consigo muito mais que sua própria história e, para mim, esse é exatamente o seu poder: o de acrescentar, transformar e passar adiante.
O resultado dessa brincadeira? Um livro, que estava muito bem cuidado, de uma autora que eu gosto bastante, a Meg Cabot. ''A Garota americana'' será o meu próximo companheiro. E, para a minha sorte, a Bru tinha a continuação da história, o ''A Garota Americana - quase pronta'' e estava pensando em doar; mas, agora ele já tem dona hihihi. Valeu, Bru <3 Além disso, comprei algumas edições da revista Vida Simples, que tem uma leitura super leve.

Foto: Bruno Fini


Se você nunca visitou um brechó literário, ou mesmo um sebo, aconselho que o faça! Garanto que não se arrependerá, sairá de lá mais leve e com muitos livros novos por preços incríveis. A próxima edição do brechó literário do CCV de Piracicaba acontecerá no dia 3 de outubro. Se você é daqui ou da região, não deixe de dar uma passada! 
Ei, você também pode doar aqueles livros que mal lembra que tem. Muitas pessoas podem ser bem felizes lendo-os! :) Faça a sua parte! Entre em contato com a central mais próxima de você pela página deles no Facebook
Beijos, beijos,
Ju Groppo
Foto: Bruno Fini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!