Por que preciso adestrar meu cão?, por Raphael Linares

18 março 2014

Muitas pessoas questionam se realmente é preciso adestrar o seu cão. Esse questionamento pode ser muito amplo de acordo com o histórico de relacionamento com cães que essa pessoa já teve e o tipo de cão que ela tem atualmente. Alguns cães tem uma energia bem tranquila, são calmos e logo de início aprendem as regras da casa com facilidade não exigindo tanto de seus donos. Mas existem cães com a energia bem alta e que precisam de muita atenção para não se tornarem um pesadelo na vida de seus donos.
O adestramento cria um elo entre o dono e o cão proporcionando um relacionamento mais harmonioso de respeito e confiança. Não vejo o adestramento apenas como comandos ou truques para o cão, mas sim um meio do dono aprender mais sobre o seu próprio animal e entender que ele é diferente de qualquer outro.
É um erro pensarmos que um cão é sempre igual a outro que tivemos ou comparar com o do vizinho, pois o que outro faz com facilidade, talvez um novo cão tenha dificuldades de aprender rápido. Então, adestrar seu cão dá a oportunidade de saber o quanto ele pode ser especial, inteligente e conhecer seus limites.
Além de reafirmar esse elo de respeito e harmonia entre cão e dono, o adestramento estimula-o a pensar como pode agradar o seu dono e isso gera gasto de energia. Sendo assim, a maior parte dos donos que iniciaram o adestramento afirmam que seus cães se tornaram mais tranquilos depois de um determinado período de treinos.
Além dos comandos que vão facilitar a comunicação e o entendimento entre cão e dono no relacionamento diário, regras e limites começam a ser estabelecidos. Assim fica mais fácil e claro para o animalzinho entender o que ele pode ou não fazer. A melhor idade para iniciar o adestramento é a partir dos quatro meses de idade. Alguns clientes me procuram até mesmo antes para auxiliar que esses filhotes cresçam já sabendo as regras do novo lar.
Qualquer cão pode ser adestrado independente da idade. Existe um mito em torno disso, que afirma que os mais velhos não aprendem, mas isso não é verdade! Acontece que um cão que tem entre cinco e seis anos de idade pode ter mais dificuldades de aprender do que um de quatro ou cinco meses devido as suas experiências nesse longo período de vida. Um bom treinador vai identificar qual o melhor método para esses cães aprenderem novos comandos e comportamentos de maneira clara e positiva.


Imagem: Raphael e Luma

**Raphael Linares é treinador de cães especialista em comportamento canino, em treinamento de obediência e educação de filhotes e reabilita cães com desvios de comportamento, como agressividade, medo, fobia, ansiedade, frustrações entre outros. Foi formado com os ensinamentos de Dennis Martin, membro do British Institute of Professional Dog Trainers da Inglaterra, e de Dante Camacho, especialista em comportamento canino e campeão em diversas categorias de Agility. Contatos: www.raphaellinares.com / contato@raphaellinares.com / (19) 99162-7104**


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!