Adoção consciente, por Raphael Linares

11 fevereiro 2014

Eu e a Maya, que adotei por ser um cão hiperativo e que hoje trabalha em alguns casos de reabilitação comigo.

Hoje em dia, adotar um cãozinho de uma ONG ou até mesmo resgatar algum cão abandonado nas ruas, é uma atitude muito nobre. Algo que não era muito comum ou bem visto algum tempo atrás. Felizmente esses cãezinhos acabam recebendo uma nova oportunidade de ter uma vida saudável e feliz quando salvamos suas vidas. Com certeza ele estará preparado para nos amar e retribuir com toda gratidão. Mas além de todo o carinho e amor que temos por esses animais incríveis, será que estamos prontos para nos comprometer em cuidar de outra vida pelo resto de sua existência?
Ajudo algumas ONG’s e protetores de animais com meu trabalho, e muitas vezes sou solicitado para ajudar alguma família que está tendo dificuldades no convívio de um novo cão que foi adotado. Quero ressaltar a importância do comprometimento que teremos em levar um cãozinho de uma feirinha de adoção ou retira-lo das ruas. Um cão precisa de atividade e educação (como uma criança) e dependendo de sua energia, ou se levarmos em consideração a sua raça, o nível de atividade e educação que esse cão precisará pode ser desafiador para algumas pessoas.
Antes de adotar um cão, seja sincero consigo mesmo se terá condições de cuidar do seu novo amigo: Você terá tempo para leva-lo para passear todos os dias? Terá condições de arcar com suas despesas fixas como alimentação, higiene, veterinário e vacinas? E se acontecer algum imprevisto, estará disposto e terá condições de arcar com os compromissos necessários? Quando paramos para pensar nesses questionamentos, teremos mais consciência da nossa responsabilidade diante de uma adoção. Muitas pessoas comovem-se com as histórias dos cães de ONG’s e cães que estão abandonados nas ruas, acabam levando o cãozinho para casa sem pensar no quanto terá que se dedicar por ele, e isso pode gerar um efeito muito grande com problemas de saúde e até problemas comportamentais sérios. Se você tem condições e quer se comprometer em cuidar da vida de um amigo peludo, com certeza existem diversas ONG’s e abrigos na sua região com o cãozinho certo esperando por você!

**Raphael Linares é treinador de cães especialista em comportamento canino, em treinamento de obediência e educação de filhotes e reabilita cães com desvios de comportamento, como agressividade, medo, fobia, ansiedade, frustrações entre outros. Foi formado com os ensinamentos de Dennis Martin, membro do British Institute of Professional Dog Trainers da Inglaterra, e de Dante Camacho, especialista em comportamento canino e campeão em diversas categorias de Agility. Contatos: www.raphaellinares.com / contato@raphaellinares.com / (19) 99162-7104**

                                                                                     

                                                                                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!