Olá, leitores do “Blog da Bru”
Meu nome é Amanda, aspirante à jornalista e metida à escritora desde pequena. Recebi o convite da Bru Gomes de escrever aqui no blog e como amante da literatura não poderia deixar minha primeira marca por aqui com outro assunto, senão livros!
Apresento-lhes então Mia Couto e sua obra “O Fio das Missangas”.
Este livro divide-se em 29 contos, cada qual com seu personagem e estória, porém, todos conectam-se através de um mesmo fio, o viver.
“A vida é um colar. Eu dou o fio, as mulheres dão as missangas.”
Mia retrata o universo feminino com personagens tristes e amortecidos, cheios de sofrimento e dor. Seus viveres são presos e limitados. A leitura é intensa, profunda e é preciso ler com calma, prestando atenção, porque o livro é cheio de simbolismos e neologismos. Como, por exemplo, no conto “A saia almarrotada”. Mas, no meio de tanto drama, há sempre algum acontecimento, que desperta a vida novamente nos personagens e que os faz recuperar os sentidos mesmo que por breves momentos. Por ser de Moçambique, Mia também descreve fortes traços de preconceito racial e pobreza.
Eu descobri esse livro por ter de lê-lo para o vestibular da Cásper Libero, mas acabei virando fã “coutiana”. “O voo do Flamingo” e “Terra Sonâmbula” são duas de suas obras mais conhecidas. Para os adeptos da internet, o PDF do livro está disponível neste link aqui: O Fio da Missanga.
Espero que se sintam motivados a ler, este ou outros livros – o importante é ler!
Até a próxima,






Adorei , vou procurar um tempinho para ler .
ResponderExcluir