Estudante de jornalismo: meu primeiro estágio

23 julho 2013

Muita gente não entende o porquê de eu ter escolhido jornalismo como profissão. Quase todos os dias alguém acha um caminho na conversa para me dizer que eu escolhi a profissão errada. Mas sabe de uma coisa? Se eu tiver que formar uma opinião sobre isso, eu preciso vivenciar a rotina do jornalismo. É preciso que eu forme minhas ideias sobre o assunto. Então resolvi que nas minhas primeiras férias da faculdade eu faria algum estágio. 

Minha madrinha, tia e jornalista preferida Adriana Passari

Através de alguns contatos na rádio Onda Livre, afiliada da Jovem Pan, de Piracicaba, consegui uma oportunidade de estagiar durante o mês de julho. A minha função seria auxiliar as duas jornalistas da rádio a produzir as notícias que seriam lidas por locutores, ao vivo e gravadas. Ao passo que eu deveria checar o email da redação em busca de informações enviadas tanto por assessorias de imprensa como pelos ouvintes. Também era preciso ler os jornais da cidade para saber o que estava acontecendo no município e região. O resto da minha participação no dia a dia da rádio se resumiria em acompanhar os passos daqueles que fazem a programação acontecer. O meu horário era na parte da manhã e eu conseguia curtir minhas férias na parte da tarde. 


Ao fim do mês tão esperado por todos os estudantes, eu estava encantada por esse meio de comunicação tão antigo na história do Brasil e de outros países. Consegui ter uma leve noção do que é manter a programação de acordo com o perfil da emissora.


Apesar da grande oportunidade que eu tive, acredito que qualquer tipo de vivência em sua futura área de atuação seja imprescindível para começar a caminhar na jornada de trabalho que enfrentaremos durante a vida. Eu sei que não vai ser fácil, que vai rolar muitas horas sem dormir, muitas datas importantes dentro de uma redação. Mas eu quero tentar. No próximo post, vou contar sobre o meu atual estágio, na área de assessoria de comunicação.

No estúdio de gravação do programa Esporte Piracicaba - 2012


Quem quiser saber mais sobre a vida de uma estudante de jornalismo, recomendo a leitura do blog Just Carol, escrito pela Carolina Barboza, minha colega de classe e blogueira! www.just-carol.com



3 comentários:

  1. Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é muito amor!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabénss pelo seu trabalho bru , muito sucesso mesmo na sua carreira , estarei torcendo sempre por você !!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Má!!! De verdade!! Você sabe que sempre torço por você!
    Beijo beijoo!

    ResponderExcluir

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!