Eu amo comida. Se é comida fácil e gostosa eu amo ainda mais! Então eu trouxe a receita que minha madrinha me passou de panqueca. Mas sabem porque eu amei muito essa delícia? Porque ela pode ser doce ou salgada! Explico: você pode usar a massa sem sal nem açúcar para os dois tipos de recheio! O doce e o salgado ficam por conta do que você escolher para colocar dentro da massa. Não é maraaa?? Então aí vai:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!
Hoje ainda não tem foto porque todo mundo aqui em casa está de regime e me proibiram terminantemente de fazer. Amanhã SEM FALTA eu adiciono as fotos aqui no post e aviso através das redes sociais para quem estiver pensando em fazer!
Ingredientes:
-1 copo de leite
-1 ovo
-1/2 colher (de café) de fermento
-margarina para passar na frigideira
Para panqueca doce:
(só se quiser que a massa fique mais doce, pois só os ingredientes acima já são deliciosos e não vão deixar a receita enjoativa)
-Todos os ingredientes acima mais duas colheres (de café) de essência de baunilha. E se quiser um pouquinho mais doce, vale acrescentar uma colher (de sopa) de açúcar (só cuidado para não exagerar!).
Para a panqueca salgada:
(também não é obrigatório, só se quiser acentuar o sabor da panqueca)
-Todos os ingredientes acima mais uma pitada de sal (ou uma colherinha -de café- não muito cheia).
Modo de preparo:
-Junte a farinha, o leite e o ovo no liquidificador e bata até a massa ficar homogenia. Se for adicionar o sal ou o açúcar e a essência, junte com o resto dos ingredientes no liquidificador.
-Escolha uma frigideira média e que não grude. Eu costumo passar a margarina para não grudar com um papel toalha. Desta forma, ela fica bem espalhadinha e sem excessos.
-Passe um pouquinho de margarina no papel e espalhe na frigideira.
-Em fogo baixo, coloque um pouquinho da massa na frigideira e deixe fritar. Quando a massa estiver soltando da frigideira de um lado, vire-a com a ajuda de um garfo ou espátula.
-Deixe que ela termine de fritar. Fique atento, pois a massa queima rápido e não queremos uma massa queimada, não é mesmo?
-Frite todas as panquecas e só depois recheie.
-Uma coisa legal para usar na panqueca salgada é a semente de linhaça. Você adiciona um pouquinho quando a massa estiver na frigideira. Essa semente deixa a massa com um crocante gostoso e saudável!
-Sempre que passar de uma massa para outra use o papel com margarina. Só tenha cuidado para não queimar as mãos!
Dicas de recheio:
1) DOCE:
-leite condensado cozido: Coloque a lata de leite condensado dentro e coloque água até três dedos acima da lata. Deixe cozinhar 30 minutos após pegar pressão. Quando acabar de cozinhar, espere esfriar (DE VERDADE). Caso você abra com ele ainda quente, o doce de leite pode explodir na sua cara e causar 'pequenas' queimaduras de terceiro grau (não queremos acidentes feios como esse, não é mesmo?).
-brigadeiro: acho que esse eu não preciso ensinar né???? Um dia coloco a receita do brigadeiro que eu faço aqui para vocês!
-Beijinho: igual ao brigadeiro só que sem chocolate (derrrr) e com coco ralado!
-mel: muitas pessoas preferem jogar mel por cima ao invés de rechear
-frutas! (seja criativo!)
-geleias (muito gostoso também!)
2) SALGADO:
-carne moída refogada com cenoura picadinha
-frango desfiado com algum molho de sua preferência
-abobrinha ralada e refogada na manteiga com pedacinhos de frango
Basta ser criativo! Existem inúmeros recheios que podem ser copiados da internet e que ficam deliciosos! O importante é improvisar e inventar sabores novos!




Mas essa sua madrinha deve ser muito prendada mesmo!!!!
ResponderExcluirAdorei a receita!!!!!
Gosto de usar no recheio peito de peru, mussarela ou queijo branco picado e temperadinho com azeite e salsa, presunto, tomate picadinho...hummm e a família fica em volta escolhendo os sabores na hora, vira uma confraternização...
ResponderExcluirO post é meu...dããã esqueci de colocar o nome...
ResponderExcluirTotalmente verdade quanto ao regime da família!!!! bjs Ale
ResponderExcluir