Qual livro você gosta mais?

05 maio 2014

Algumas pessoas que sabem que eu amo ler vêm me pedir dicas de leitura. Eu sempre acabo indicando um ou outro livro, mas ultimamente achei que eu deveria ajudá-las com a opinião de outras pessoas que também adoram ler! Então convidei algumas amigas minhas para falarem sobre o livro mais legal ou especial que já leram. Espero que gostem deste post!

Priscila Paes, 26 anos, do blog Passando Blush:

 

"Indico o A Parisiense porque ele é demais. Tem altas dicas de moda para quem não entende muito! Também amo o PS: Eu Te Amo, porque acho a história linda demais. É o romance mais lindo que eu já li."

Dica da Jaqueline Zanoveli, 20 anos, futura jornalista e minha colega de classe: 

GAROTA EXEMPLAR, Gillian Flynn


"Garota Exemplar é muito mais do que "a radiografia de um casamento", como está escrito no verso do livro. A narrativa conta a história de Nick e Amy, que estão comemorando 5 anos de casados. Nessa data, Amy desaparece misteriosamente e Nick passa a ser o principal suspeito. A narrativa não é contada de forma linear, já que a autora intercalou capítulos contados por Nick e trechos do diário de Amy. A história é cheia de detalhes, que formam uma trama muito bem articulada e consegue dar um nó na cabeça. Apesar do começo ser um tanto cansativo, pois constrói o passado dos dois personagens principais, o final é surpreendente. Em vários momentos você se vê tendo certeza do culpado, e em outros já pensa totalmente diferente. O livro é capaz de mostrar até que ponto o ser humano é capaz de chegar por capricho e obsessão. Um ótimo livro pra quem gosta de leituras que não deixam você pensar em outra coisa a não ser em descobrir o final."

Dica da Natália Mota, 23 anos, colaboradora do blog Dona Oncinha:

O MUNDO DE SOFIA, Jostein Gaarder


"Quando eu era pequena, via esse livrão na estante do meu avô e pensava que eu queria muito crescer para entender a história da filosofia. Aos 15 anos, meu avô me deu O Mundo de Sofia e disse que eu estava pronta para lê-lo. Só por isso, esse livro já é especial. Mas, além disso, foi O Mundo de Sofia que me ensinou que pensar, questionar, refletir é algo prazeroso. Peguei gosto pela coisa e foi aí que comecei a me interessar por assuntos nesse estilo. Esse livro foi a porta de entrada para todos os outros!"

Dica da Ana Carolina Pertille, 19 anos, futura jornalista e minha colega de classe:

OS 13 PORQUÊS, Jay Asher


"Quando li esse livro pela primeira vez, posso dizer que o devorei. Em menos de um dia 234 páginas estavam marcadas em minha memória. Os 13 Porquês não é apenas um livro para se passar o tempo, ele traz uma forte critica a sociedade dos dias de hoje de uma forma diferente, uma forma que nunca tinha visto em nenhum livro. Os pensamentos e ações de Clay se misturam durante a narrativa com as fitas de Hannah e por um breve momento você esquece que ela está morta. Fica esperando pelo momento em que ela vai aparecer e viver feliz para sempre ao lado de Clay. Mas isso nunca mais acontecerá... Enquanto lê, fica na expectativa em saber quem estará na próxima fita e qual o motivo está nela. Os 13 Porquês é um livro de leitura obrigatória, pois de forma clara ele nos mostra que um pequeno gesto, comentário ou até mesmo não olhar para as pessoas ao nosso redor pode causar uma enorme bola de neve na cabeça de alguém que é inseguro e acredita que não tem ninguém que possa lhe ajudar. Apesar de parecer uma história densa e triste, ela flui e quando acaba você fica com um gostinho de quero mais e uma necessidade enorme de rever seus atos e o modo como trata as pessoas que estão presentes no seu dia a dia."

“Vocês não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser a de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo... É afetado.” (página 172, Os 13 Porquês)

Dica da Kamila Azrak, 24 anos, amiga e viajante incansável:

OS SEGREDOS DOS ROTEIROS DA DISNEY, Jason Surrel


"Tudo se resume a uma história, certo? É normal contar algo que aconteceu, que viu, que le. A diferença é saber contar cada história. "Os Segredos dos Roteiros da Disney" exemplifica bem essas maneiras de contar esses fatos que realmente ocorreram e até mesmos os mitos e lendas. Dinâmico e com muitos exemplos, Jason Surrel conta as diversas maneiras que a Disney usou para mostrar uma mesma história, a importância do diálogo, personagens, cenários, comportamento. Esse livro faz você se esquecer de tudo o que lembra dos filmes da Disney e transmite a importância da comunicação. Você sabia que o filme "O Rei Leão" (um dos maiores clássicos da Disney) era pra ter começado com um diálogo, mas no roteiro final viram que se começassem com o legendário Elton John e o seu "Ciclo Sem Fim" transmitiriam melhor a ideia dos personagens e da história que iria se formar? Pois é... Pros apaixonados pela comunicação, amantes dos filmes, adoradores de histórias e até mesmo aqueles contadores de casos da vida real, não basta somente ter um bom roteiro ou uma boa história, tem que saber contá-la e, consequentemente, fazer com que as pessoas que a escutam entendam o seu significado."

Jessica Passari, 19 anos, minha prima que está descobrindo o gosto pela leitura recentemente:

TRILOGIA JOGOS VORAZES, Suzanne Collins


"Nunca fui de ler muito, tentei vários livros e as histórias não me prendiam. Quando fiquei sabendo da história dos Jogos Vorazes já me empolguei de cara. É difícil encontrar por aí histórias, em que a protagonista é mulher e guerreira. Katniss não é a princesinha (nem pretende ser!) e também não é adulta. com certeza me animou ver o que ela é capaz de enfrentar. Estou no segundo livro da série e mal posso esperar pra começaar o terceiro."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!