Sem paixão, não há

16 outubro 2013


Hoje pude presenciar uma palestra em que Carolina Rodrigues, jornalista da rádio CBN aqui de Campinas, falou um pouco sobre o Jornalismo. Nessa palestra, ela nos contou sobre suas reportagens especiais, sobre como devemos tocar as pessoas com esse tipo de produção jornalística e mostrou com seus argumentos e histórias que ela deve ser feita com amor. Fiquei pensando sobre isso e cheguei à conclusão: tudo o que nós fazemos deve ser feito com paixão. Porque paixão é aquele combustível que nos impede de desistir. Paixão é aquele toque secreto que a gente acrescenta nas coisas que fazemos. Paixão é a substância que mantém o amor vivo. O que é um casal que está junto há mais de trinta anos sem aquela pitada de renovação necessária? Isso não é paixão? Tenho certeza que sim! Paixão é a dedicação que a gente investe num texto, é aquele gosto de quero mais ao ver um filme legal, é aquele bem estar ao comer algo gostoso. Ah, quanto exagero! Não. Porque eu consigo, sim, enxergar paixão nas pequenas coisas. Enxergo paixão naqueles que passam noites cuidando de outros em hospitais, vejo paixão nas pessoas que precisam perder peso, vejo paixão em mim mesma, quando tenho algum objetivo. O que falta no mundo não é só mais empatia, mais amor ao próximo, menos egocentrismo. Falta amor intenso por tudo. Passar a noite acordado, repetir algo que não deu certo, encontrar um amor novo, depois de uma decepção amorosa. E não existe paixão nisso tudo? Claro que sim! Grande parte do nosso esforço nasceu daquela centelha de amor que mora dentro de cada um de nós. E todos temos isso, só que às vezes não enxergamos, pois estamos cegos nos lamentando. Pode até se lamentar, porque ninguém é de ferro, mas não pára. Vai fundo, fica cansado, se cansa de novo, toma um banho frio e acorda para a vida. Mas não pode parar! Insiste, deixa o destino guiar sua vida, pare de querer ter controle sobre tudo. Sobretudo, deixe a vida te levar. Pare de cozinhar sua cabeça pensando em coisas desnecessárias e deixe que a paixão te leve para onde você deve ir. Só não deixe a centelha apagar.

Carolina Rodrigues, jornalista da Rádio CBN



4 comentários:

  1. Ótimo texto, Bruna! Concordo totalmente com você: a paixão nos move. As pessoas deveriam se guiar mais pelo amor do que por outros interesses materiais. Parabéns pelo blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a paixão deveria mover mais as pessoas do que o dinheiro ou a ganância. Obrigada, Diego! Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, estão de parabéns pelos os tópicos..

    ResponderExcluir

Na hora de comentar, não se esqueça de escolher o seu perfil, logo ali, embaixo do quadro branco! Quem não tiver blog ou conta no google, a melhor opção é NOME/URL. Voltem sempre! Beijos, Bru Gomes!