O serviço é de qualidade?

02 agosto 2013

Como muitos que acompanham o blog já sabem, eu e minha família temos costume de ir a restaurantes. Quando vamos viajar, fazemos questão de comer em restaurantes legais. Então, talvez por gostar tanto de comer e de conhecer lugares novos, começamos a prezar muito pelo atendimento dos lugares. Comida boa, a maioria faz, mas a grande questão é: o serviço é de qualidade?

Quando digo serviço, falo do tratamento dos garçons aos clientes, da atenção dos gerentes, do ambiente organizado, da eficiência do caixa, dos chefes que preparam a comida não errarem o pedido. Há muita coisa envolvida para que um restaurante funcione bem, mas a essência de tudo está no treinamento dos funcionários. Em qualquer lugar que vamos, seja uma loja, uma clínica médica, um posto de gasolina, um supermercado, deve haver uma boa vontade daqueles que compõem a empresa de satisfazer o cliente. Quero dizer, estamos numa sociedade capitalista e o cliente deve ser o mais bem tratado; ele deve se sentir satisfeito para que volte ou recomende a outros futuros clientes (ou os dois).

Já passei por muitos estabelecimentos que realmente me decepcionaram quanto a essa questão. O DNA Natural já me decepcionou por falta de organização e desatenção com os pratos pedidos, o Apple Bee’s de Sorocaba já cometeu erros que não deveriam acontecer numa rede de restaurantes tão grande e renomada quanto eles são, o Nashi (restaurante japa que fica no Shopping Dom Pedro) já me fez nunca mais querer voltar lá. É uma pena que esses estabelecimentos tenham que perder muitos clientes para melhorar.

O ponto que quero chegar é: qual é o maior valor (valor, não o preço) que um restaurante pode ter? A comida ou o serviço? Para qual lugar voltamos? Aqueles em que somos atendidos com excelência ou aqueles em que nos arrependemos de ter escolhido para jantar? Digo, se posso alertar os donos de empresas de qualquer tipo, que seja sobre esse aspecto. Vale um investimento maior em seus funcionários através de treinamentos. Melhor que sujar a imagem com pequenos erros e perder clientes.

Uma dica de boa comida e bom atendimento é o La Pasta Gialla. Ele fica no Villàgio Shopping, em Sorocaba. Da última vez comi essa prato aqui e tava SENSACIONAL! Simples e gostoso.





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